Política de Privacidade

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

I - Objetivo
Nós, da GRAFIA LIVROS, temos compromisso com a sua privacidade e, em conformidade com a legislação que regula a nossa atividade, a relação de consumo e a proteção de dados no Brasil.
Por meio desta política informamos:
• Quais são os dados pessoais que coletamos;
• Qual a finalidade da coleta dos seus dados pessoais e as formas de obtenção, armazenamento, compartilhamento e eliminação desses dados;
• Como realizamos a proteção dos dados que você disponibiliza para a GRAFIA LIVROS;
• Quais são os seus direitos em relação a esses dados e como exercê-los.
     A presente política se aplica a todos os canais de relacionamento com clientes e colaboradores, especialmente: lojas físicas, lojas virtuais, marketplaces e televendas.
A nossa Política de Privacidade foi criada para ser de fácil compreensão. Mas, dúvidas podem surgir. Pensando nisso, nossos canais de atendimento indicados ao final desta política estão à sua disposição.

II - Quais tipos de dados pessoais coletamos?
Nós, da GRAFIA LIVROS, coletamos alguns de seus dados pessoais com o objetivo de melhorar a sua experiência de compras, oferecer serviços ou produtos personalizados e cumprir as leis que regulamentam nossas atividades.
Os dados pessoais coletados pela GRAFIA LIVROS são concedidos voluntariamente por você, e podem ser revistos, atualizados ou excluídos a qualquer momento.
A autenticidade e a atualização de todos os dados informados ou armazenados pela GRAFIA LIVROS são de sua responsabilidade, você pode realizar a atualização deles a qualquer momento em nossas lojas físicas ou virtuais.
a)    DADOS CADASTRAIS
Para realizar seu cadastro você fornecerá dados que incluem: nome, CPF, endereço, telefone, e-mail, data de nascimento, dentre outros. Nas lojas virtuais, o seu cadastro gerará uma senha de acesso pessoal e intransferível e você também poderá fornecer os dados do cartão de crédito ou outro meio de pagamento, de acordo com a forma de pagamento escolhida.


b)    DADOS DE COMPRAS
Poderemos armazenar seu histórico de compras, com o seu consentimento, para oferecer ofertas, descontos e serviços personalizados, bem como possibilitar o seu acesso a qualquer momento a este histórico.
c)    INFORMAÇÕES DE NAVEGAÇÃO
Em nossa loja virtual, poderemos coletar cookies (ver item V – Utilização de Cookies), dados de geolocalização e outros recursos como câmera, armazenamento do aparelho, registros de acesso à aplicação de internet (como IP, data e hora), tempo de uso da plataforma, duração de acesso, cliques e termos buscados. Estes dados podem ser coletados com o objetivo de reconhecer você, seu dispositivo e seus dados de navegação, ou para liberar algumas funcionalidades do site.
Todas as suas preferências podem ser revistas e gerenciadas a partir de seus dispositivos.

III – Por que usamos os seus dados?
1. Para fornecer serviços e campanhas de marketing personalizadas para você;
2. Para nos comunicarmos com você;
3. Para cumprir nossas obrigações legais e regulatórias;
a) DADOS CADASTRAIS
Coletamos os seus dados para criarmos o seu cadastro. Com isso, podemos identificar você em todas as suas compras e você tem acesso ao clube de benefícios da GRAFIA LIVROS , por meio do qual poderemos lhe oferecer um serviço ainda melhor com descontos personalizados.
Os seus dados são utilizados para o envio de informações operacionais e de marketing relativas aos produtos e serviços oferecidos por nós, sempre respeitando as opções de comunicação escolhidas por você no momento do seu cadastro.
Na loja virtual, também precisamos dos dados de seu cartão de crédito para processar o pagamento de sua compra. Nos casos em que o pagamento for realizado por meio de boleto, nós não coletaremos os dados referentes a seus cartões.
O seu endereço é coletado para que nós possamos realizar a entrega de seus produtos.
b) DADOS DE COMPRAS
Armazenamos e utilizamos o seu histórico de compras, sempre com o seu consentimento, para traçar o seu perfil e mapear suas preferências. É assim que nós podemos oferecer para você descontos e ofertas personalizadas.
Além disso, esse histórico nos auxilia na gestão, administração, atendimento, ampliação e melhorias nos produtos e serviços oferecidos por nós.
Realizamos o tratamento dos dados pessoais de forma automatizada para direcionar campanhas de marketing de acordo com o perfil de cada pessoa.
c) INFORMAÇÕES DE NAVEGAÇÃO
Em nosso site utilizamos cookies para aperfeiçoar o seu uso e experiência em nossas plataformas digitais. Com eles, você não precisa repetir a mesma informação diversas vezes e as plataformas são personalizadas de acordo com as suas preferências.
d) DADOS ANONIMIZADOS
Também com o objetivo de fornecer melhores serviços para você, poderemos utilizar os seus dados, de forma anonimizada, para realizar pesquisas e estatísticas e, com base no seu perfil, ofertar a você descontos que são de seu interesse.

IV - Com quem compartilhamos seus dados?
Para que possamos lhe oferecer os nossos melhores serviços, podemos compartilhar seus dados com terceiros. Mas não se preocupe, levamos a sua privacidade muito a sério. Por isso, utilizamos medidas de proteção técnicas e jurídicas para garantir que os terceiros sigam nossos padrões de segurança e confidencialidade e para que seus dados sejam enviados de forma segura.
a)    EMPRESAS DO GRUPO
Suas informações são compartilhadas entre as empresas e áreas de negócio do Grupo, as quais estão de acordo com esta Política de Privacidade.
b)    NOSSOS FORNECEDORES E PARCEIROS
Contamos com a ajuda de fornecedores que podem tratar os dados pessoais que coletamos desde que o compartilhamento possua adequação à finalidade da coleta. Sempre buscamos avaliar cuidadosamente nossos fornecedores e firmar com eles obrigações contratuais de segurança da informação e proteção de dados pessoais, com o objetivo de minimizar riscos para você, TITULAR dos dados.
1.    TRANSPORTADORA
Compartilhamos seu nome, endereço e nota fiscal com transportadoras, para que a entrega possa ser realizada e para o cumprimento de obrigações legais.
2.    OPERADORAS DE CARTÕES E MEIOS DE PAGAMENTO
Nas suas compras realizadas em nossa loja virtual, se o pagamento for realizado por meio de boleto, compartilhamos o seu nome, CPF e valor da compra com as instituições bancárias para a emissão do boleto. Caso a compra seja realizada através de cartão de crédito, compartilhamos os dados do seu cartão com as operadoras e processadoras, para que essas possam realizar suas validações de segurança e processar o pagamento da compra.

V – Transferência internacional de dados
Apesar de todos os nossos produtos, negócios e experiências serem destinados a pessoas localizadas no Brasil, aplicando-se, portanto, a Lei Geral de Proteção de Dados, os dados pessoais que coletamos podem ser transferidos para outros países. Essa transferência ocorre por conta de alguns dos nossos fornecedores, que possuam suas operações no exterior, ou, por exemplo, quando os dados são armazenados em servidores de computação em nuvem localizados fora do Brasil.
Essas transferências envolvem apenas empresas que demonstram estar em conformidade com as leis aplicáveis e mantenham um nível de adequação semelhante ou até mesmo mais rigoroso do que o previsto na legislação brasileira.
Caso tenha qualquer dúvida em relação a quais são essas empresas, entre em contato conosco por meio dos canais apresentados no final desta política.

VI – Utilização de Cookies
Utilizamos cookies para melhorar o desempenho de nossa loja virtual e a sua experiência como usuário em nosso site.
a)    O QUE SÃO COOKIES?
Os cookies são pequenos arquivos de texto que um site, quando visitado, coloca no computador do usuário ou no seu dispositivo móvel, por meio do navegador de internet (browser). Usamos o termo “cookies” nesta política para fazer referência a todos os arquivos que recolhem informações dessa forma.
Os cookies armazenam informações relacionadas com a navegação, retendo as suas preferências, como por exemplo, sua opção de idioma, seu tipo de navegador, entre outros.
Os cookies recolhem também informações genéricas, registrando a forma como os usuários chegam e utilizam os sites ou a zona do país/países que acessam o site.
b)    PARA O QUE SERVEM OS COOKIES?
Os cookies são usados para ajudar a determinar a utilidade, interesse e o número de utilizações dos sites, permitindo uma navegação mais rápida, eficiente e eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações, uma vez que a colocação de cookies ajudará o site a reconhecer o seu dispositivo em uma próxima visita.
Os cookies utilizados não recolhem informação que identifica o usuário. No entanto, se você já for nosso cliente, poderemos analisar suas visitas ao site desde que tenha iniciado a sua navegação a partir de alguma comunicação enviada por nós, como por exemplo, SMS, whatsapp e e-mail.
A qualquer momento o usuário pode, por meio do seu navegador de internet (browser), decidir ser notificado sobre a recepção de cookies, bem como bloquear a respectiva entrada no seu sistema.
A recusa de uso de cookies no site pode resultar na impossibilidade de ter acesso a algumas áreas ou de receber informação personalizada.

VII – Qual o tempo de retenção de seus dados?
Contamos com uma Política Interna de Segurança da Informação com regras sobre a retenção e o descarte de dados pessoais, que define as diretrizes para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de dado pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade de tratamento.
Dados pessoais são armazenados somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras, desde que fundamentadas em uma base legal
Claro, sempre há o seu direito de solicitar a exclusão dos dados, conforme o item "IX Quais são os seus direitos como TITULAR de Dados Pessoais?".

VIII – Como protegemos seus dados?
Nossa responsabilidade é cuidar dos seus dados pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nesta Política.
Para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus dados pessoais, adotamos medidas técnicas e jurídicas de segurança e governança adequadas ao nosso mercado, incluindo o uso de técnicas de criptografia e outros sistemas de segurança da informação. Contamos com um programa de proteção de dados, com regras de boas práticas, políticas e procedimentos internos que estabelecem as condições de organização, regime de funcionamento, ações educativas, mecanismos de supervisão e de mitigação de riscos e outros aspectos relacionados ao tratamento de dados pessoais. Promovemos também treinamentos e ações educativas aos colaboradores das empresas do Grupo.
Nossas medidas para preservar seus dados contra acesso, uso, alteração, divulgação ou destruição não autorizados incluem a proteção física e lógica dos ativos, comunicações criptografadas, gestão sobre os acessos, adesão ao desenvolvimento seguro de software e políticas internas de conformidade que inserem a segurança no ciclo de vida dos nossos serviços.
Todos esses controles são continuamente revisados para acompanhar e reagir ao contexto de ameaças na internet. Ainda assim, não é possível garantir que os nossos serviços sejam completamente invioláveis. Mas fique tranquilo, contamos com equipes preparadas para detectar e responder prontamente, no caso da ocorrência de algum evento ou incidente que comprometa a segurança dos seus dados ou de nossos serviços.

IX – Quais são os seus direitos como TITULAR de dados pessoais?
Nós estamos comprometidos com o cumprimento de seus direitos e vamos explicar abaixo como você pode exercê-los. A lei brasileira lhe garante os seguintes direitos:
a)    CONFIRMAÇÃO DE ACESSO
Permite que você possa verificar se a GRAFIA LIVROS realiza qualquer atividade de tratamento com seus dados pessoais e, em caso positivo, requisitar uma cópia dos dados pessoais que nós temos sobre você.
b)    CORREÇÃO
Permite que você solicite a correção dos seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados.
c)     ANONIMIZAÇÃO, BLOQUEIO OU ELIMINAÇÃO
Permite que você nos peça para: (a) anonimizar seus dados, de forma a que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser dados pessoais; (b) bloquear seus dados, suspendendo temporariamente a possibilidade de os tratarmos; e (c) eliminar seus dados, caso em que apagaremos todos os seus dados sem possibilidade de reversão, salvo os casos previstos em lei.
É importante que você saiba desde já que, caso você solicite a exclusão de algum dado pessoal que precisamos manter por força de cumprimento de obrigação legal ou regulatória, não poderemos excluí-lo antes do prazo determinado na legislação. Após isso, exerceremos o seu direito de exclusão.
d)    INFORMAÇÃO SOBRE O COMPARTILHAMENTO
Você tem o direito de saber as entidades públicas e privadas com as quais a GRAFIA LIVROS compartilha seus dados.
e)    INFORMAÇÃO SOBRE A POSSIBILIDADE DE NÃO CONSENTIR
Permite que você tenha informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento dos seus dados. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – ainda que, nesses casos, seja possível que tenhamos que limitar benefícios referentes ao valor de nossos produtos e experiências como cliente.
f)    REVOGAÇÃO DO CONSENTIMENTO
Você tem o direito de retirar o seu consentimento em relação às atividades de tratamento que se fundamentam nessa base legal. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer tratamento realizado anteriormente. Se você retirar o seu consentimento, talvez não possamos fornecer determinados benefícios e experiências, mas te avisaremos quando isso ocorrer.


X - Como você pode exercer esses direitos?
Estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas e auxiliá-lo a exercer os seus direitos, para isso colocamos à sua disposição a nossa Política de Privacidade e contamos com uma equipe de privacidade preparada para atendê-lo.
O histórico das suas solicitações será armazenado, pela nossa equipe de privacidade, pelo prazo de 5 (cinco) anos para possibilitar o exercício regular de direitos. Decorrido esse prazo, ele será excluído.

Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) pelo telefone (11) 3292-2660, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, ou pelo e-mail [email protected]
E-mail para contato com o nosso DPO: [email protected]
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